capa do post - pro que eu devo adestrar meu cão - Dog Leal

Por que devo adestrar meu cão?

A importância do adestramento: mais que truques, uma questão de qualidade de vida para você e seu pet!

Hoje, vou começar este artigo mais uma vez com algumas perguntas que acredito que muitos de vocês já devem ter feito pelo menos uma vez na vida:

“Por que devo adestrar o meu cão”? 

Ou “Como funciona o trabalho de adestramento? 

e “Como eu faço para adestrar o meu cão”?

Acredito que todos, ou quase todos, que gostam de cães gostariam de ter um cão adestrado. Igual aqueles cães que aparecem nos filmes, que respondem a vários truques e comandos, não é mesmo? Mas será que o adestramento é só isso? Será que o adestramento é simplesmente ensinar um monte de truques que não servem para nada para o cachorro? A verdade é que adestrar um cachorro é muito mais do que isso.

O trabalho de adestramento não se resume apenas em ensinar truques e comandos. É sobre criar mais autocontrole, regras e disciplina para o seu cão. Resultando em um cachorro mais educado e apto para viver em sociedade, menos impulsivo, mais inteligente e equilibrado. Ele serve também para refinar a comunicação e desenvolver um vínculo real entre você e o seu cão, e aprender que apesar dos cães não falarem, possuem a sua própria linguagem. 

É sobretudo compreender os cães. E aprender que as necessidades básicas de um cão diferem de um ser humano, e a partir desse entendimento garantir uma qualidade de vida para você e para seu Pet!

pet, game, park-7106365.jpg

Pensando que hoje em dia os nossos pets são considerados membros da família, então por que não oferecer uma boa educação para eles? Já se foi o tempo em que apenas os cães de trabalho eram adestrados, como cães de guarda e cães de resgate ou farejadores da polícia, por exemplo. O trabalho de adestramento se adaptou conforme os cães foram tomando cada vez mais espaço em nossas casas. E hoje em dia também é voltado para resolver os mais diversos problemas comportamentais apresentados pelos nossos cães domésticos.

Conviver com cães nem sempre é uma tarefa fácil. Os cães possuem traços e características que muitas vezes podem ser difíceis de lidar, alguns podem ser muito agitados, brincalhões, outros agressivos, e em muitos casos medrosos. Também existem aqueles que possuem algum tipo de deficiência física ou limitações cognitivas. Os motivos variam e podem depender do histórico ou da genética do animal. 

Assim como nós, os cães também possuem emoções, podendo demonstrar raiva, tristeza ou felicidade. Por isso, em desequilíbrio, se não forem trabalhadas da maneira correta, essas características podem acarretar diversos problemas comportamentais. E é exatamente aí que o adestramento entra para ajudar os donos a solucionar esses problemas.

Quais são os Benefícios em Adestrar o meu Cachorro?

boy, dog, girl-4841402.jpg

Ao ensinar um comando para um cão, você não está simplesmente ensinando um comando que não terá nenhuma utilidade, bem pelo contrário, eles irão auxiliar a criar uma linguagem de comunicação entre você e o seu cão. Esses truques e comandos, além de ajudar a gastar a energia física e mental que o seu cachorro tanto precisa, trabalham a parte cognitiva, e também podem nos auxiliar nas mais diversas situações do dia a dia.

Por exemplo; você sabia que o simples ato de fazer o cão se sentar ou deitar já auxilia a ele se sentir mais calmo e relaxado? Agora imagine o quanto isso pode ser positivo nas mais diversas situações do dia a dia… Pedir pro seu cão sentar ou deitar quando ele ficar muito agitado ao ver outro cão ou outro estímulo na rua. 

Quando você tiver que esperar para atravessar a rua na hora do passeio, e por aí vai… Já pensou poder ficar tranquilo em saber que o seu cachorro vai saber se comportar, e não vai ficar pulando nas visitas, sempre que alguém chegar na sua casa, considerando que boa parte das pessoas podem ser crianças ou idosos? Ficar tranquilo por saber que você vai poder aproveitar a vida com o seu cão sem se preocupar?

Ou seja, adestrar o seu cachorro é a melhor decisão que você pode tomar. Eu encaro o adestramento como um investimento em qualidade de vida, e não apenas mais um gasto financeiro. Afinal, o que custa mais caro, investir na qualidade de vida e obediência do seu cão ou passar anos e anos se estressando e perdendo a liberdade por conta do mau comportamento que ele apresenta?
Guilherme Monguilhott é adestrador e sócio da Dog Leal. Aqui acompanhado da Gaia e do gazu seus Cães na sombra de uma árvore em um dia de sol.
Olá eu sou Guilherme Monguilhott, adestrador e sócio na Dog Leal adestramento junto com o Brian. Escrevo aqui sobre os temas relacionados a comportamento e bem-estar canino. Espero que gostem do conteúdo e que contribuam com suas opiniões e também sugestões de temas para os próximos posts aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima