Caixa de transporte multifunções

Os benefícios do uso da caixa de transporte para cães

Você sabe quais são os benefícios de usar a caixa de transporte no dia-dia com o seu cão? Algumas pessoas acham que ao manter um cão em uma caixa de transporte, estarão punindo esse animal. Algumas consideram um ato cruel e desnecessário, porém, essas pessoas acabam não levando em consideração a natureza dos cães e os benefícios de utilizar essa ferramenta antes de fazer esse tipo de afirmação.

Claro que manter um cão o tempo inteiro dentro de uma caixa de transporte não é algo positivo para a saúde do animal e pode sim, ser considerado maus tratos. Por isso, é muito importante ter responsabilidade e não utilizar desse recurso para “mascarar” o mau comportamento do seu cachorro, esse não é, ou melhor, não deveria ser o seu objetivo ao investir em uma caixa de transporte.

Porém, sabendo utilizar essa ferramenta da maneira correta, nós podemos alcançar resultados muito positivos em relação ao comportamento e bem estar dos nossos amigos peludos.  Então “bora” conhecer os principais benefícios de utilizar a caixa de transporte no dia-dia do seu cachorro: 

Atender parte das necessidades básicas do seu cachorro

Para quem não sabe, os cães são animais de toca e é por esse motivo que nós compramos casinhas para os nossos cães. Por isso é fundamental investir em um espaço só dele na hora de dormir. Repare que a maioria dos cães procuram lugares apertados durante o dia para descansar. Precisamos entender que procurar esses lugares faz parte das suas necessidades básicas e do comportamento natural dos cães para se sentirem mais seguros e confortáveis. 

Induzir o relaxamento e descanso

Algumas pessoas acham que um cachorro é mais feliz quando está solto o tempo todo, ignorando os riscos que esse animal pode correr. A criação de expectativa, estresse, ansiedade ou excitação, confundida muitas vezes com alegria, são alguns dos problemas que o seu cão corre ao ficar o tempo todo solto pela casa.  Além disso, todo cachorro que convive em sociedade precisa aprender a relaxar e desacelerar a mente, por isso, a caixa de transporte é extremamente recomendada para cães que apresentam problemas comportamentais, como por exemplo, medo ou reatividade. 

Criar um ponto de referência

Todo cachorro precisa de um ponto de referência e de relaxamento só dele em casa. Porém, a caixa de transporte possibilita trazer essa sensação ao seu cachorro em qualquer lugar onde você for, resultando em um cão mais calmo e confiante. Mas é claro que o seu cachorro não vai aprender sozinho, e depende totalmente de você conhecer os limites do seu cachorro, para não correr o risco de estressa-lo por algum motivo.  Com a adaptação correta, o seu cão vai aprender a gostar e procurar a caixa ao longo do dia para relaxar e descansar.

Auxiliar a modelagem comportamental

Além de ensinar o seu cão a se manter calmo e relaxado, a caixa de transporte é fundamental para o comportamento desse animal até que ele entenda as regras de convivência da casa, evitando que ele aprenda e execute comportamentos indesejados sem a sua supervisão, roer e destruir os móveis e objetos da casa, ou fazer xixi e cocô fora do lugar, por exemplo. Nesse caso, com o auxílio da caixa de transporte, você pode ensinar o seu cão o local correto e quando ele deve usar o banheiro direcionando-o nos horários definidos. 

Imagine deixar um bebê solto engatinhando o dia todo pela casa sem supervisão, parece um absurdo, correto? Imagine quantos riscos essa criança estará correndo no ambiente? Pois no caso de um cão, principalmente sendo filhote, não é diferente. Móveis, eletrodomésticos, produtos de limpeza, tomadas, e pequenos objetivos. Esses são apenas alguns dos riscos que o seu cão passa ao ficar sozinho sem supervisão. Lembre-se que o seu cão não possui o discernimento para diferenciar o que é um produto perigoso de um objeto apropriado para ele roer, cães são curiosos por natureza e vão explorar o ambiente, você querendo ou não. 

Gastos financeiros com móveis e objetos novos, idas ao veterinário, cirurgias ou até mesmo a vida do seu cachorro. Tudo isso pode ser evitado manejando o ambiente do seu cachorro da forma adequada.

Facilidade e segurança dentro ou fora de casa

Poder receber alguma visita ou prestador de serviço em casa sem precisar se preocupar, pois o seu cão estará seguro e longe do alcance de crianças ou pessoas estranhas.  Você também tem a facilidade de fazer uma viagem mais tranquila e a liberdade de poder levar o seu cão para qualquer lugar com segurança, independentemente da distancia, evitando que o seu cão se machuque ou cause um acidente. Ou até mesmo que ele fique estressado por conta de um ambiente estranho. 

Antes de comprar e simplesmente colocar o seu cão dentro da caixa, você precisa ter em mente que é necessário adaptá-lo aos poucos para que essa experiência não acabe sendo mais traumática do que positiva. Por isso, o ideal é que você faça um treino específico de adaptação. Porém, também existem algumas outras estratégias que você pode utilizar, como por exemplo:

  • Comece alimentando o seu cão na frente da caixa de transporte e aos poucos vá aproximando o pote de comida a cada dia até conseguir alimentá-lo dentro da caixa. Assim associamos a caixa de transporte com uma experiência positiva, por isso utilizaremos a alimentação para nos auxiliar nesse objetivo.
  • Oferecer o enriquecimento ambiental somente na frente ou dentro da caixa.
  • Deixe a caixa de transporte com a porta aberta e próxima da casinha para que o cão se acostume com esse objeto novo no ambiente e para que ele também possa entrar por vontade própria ao longo do dia. Porém, fique de olho para que ele não destrua nada. 
  • Lembre-se de posicionar a caixa em um local com a menor circulação de pessoas e estímulos possíveis. 
  • De  preferência a um local fresco e arejado, pois os cães possuem a temperatura corporal maior do que a nossa e podem ter complicações sérias por esse motivo. 
  • Depois que o cão estiver adaptado, você pode trocá-la de lugar com a casinha, pois a caixa também possui a mesma função. 
  • Procure sempre manter a caixa limpa para evitar o acúmulo de pelos ou atrair insetos e roedores por conta de possíveis restos de alimentos ou ossos. 
  • Não deixe o seu cão por mais de 4 ou 6 horas seguidas dentro da caixa, seja responsável e proporcione uma qualidade de vida bacana para o seu pet.
  • Pesquise e escolha o tamanho ideal de caixa de acordo com o porte do seu cachorro, ele não deve jamais ficar apertado ou com espaço demasiado grande.

Bom, agora que você já aprendeu algo sobre os benefícios de utilizar a caixa de transporte e como ela pode te auxiliar na educação do seu cachorro, gostaríamos de convidar você para conhecer também os outros artigos do nosso blog. Temos certeza que de alguma maneira nós vamos te ajudar a criar uma relação mais tranquila e saudável com o seu cachorro. Obrigado e nos encontramos nos próximos artigos! 

Guilherme Monguilhott é adestrador e sócio da Dog Leal. Aqui acompanhado da Gaia e do gazu seus Cães na sombra de uma árvore em um dia de sol.
Olá eu sou Guilherme Monguilhott, adestrador e sócio na Dog Leal adestramento junto com o Brian. Escrevo aqui sobre os temas relacionados a comportamento e bem-estar canino. Espero que gostem do conteúdo e que contribuam com suas opiniões e também sugestões de temas para os próximos posts aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima