8 Cães ideais para Guarda e Proteção

8 Raças de Cachorro para Guarda e Proteção

Quando o assunto é guarda e proteção, sabemos que existem raças que se destacam exercendo essa função. Não é de hoje que essas raças convivem e auxiliam o homem nas mais diversas atividades do dia-dia. É o caso dos cães de guarda, que dentre os vários portes, pelagens e tamanhos, temos opções para todos os gostos. Mesmo com predisposição genética, todas as raças de cão de guarda necessitam de adestramento para exercer essa função, além do manejo necessário por parte do tutor. Atento a isso, então que tal conferir uma lista com algumas raças que consideramos entre as melhores para Guarda e Proteção?

Dogo Canário

Também é conhecido como Presa Canário, Canary Dog, Dogue Canário, Cão de Presa Canário e Perro de Persa Canário. Original das Ilhas Canárias, é considerado por muitos o melhor cão de proteção do mundo. Dono de uma mordida extremamente forte e potencialmente perigosa, o Dogo Canário é um cão forte, e de personalidade intensa, por isso não é recomendado para donos de primeira viagem. Porém, com a educação correta, ele pode se tornar uma excelente companheiro, e uma boa opção pra quem pensa em adquirir um cão de guarda.

Pastor Alemão

Com a orientação e treinamento adequado, o Pastor Alemão pode vir a ser muito mais do que simplesmente um cão de guarda, demonstrando ser um ótimo companheiro e protetor da família. Citado em muitos dos nossos artigos (“cães mais inteligentes do mundo” é um deles), o Pastor Alemão, sem dúvidas, é um dos cães mais populares do Brasil e do mundo. E quando o assunto é guarda e proteção não poderia ser diferente. Para quem procura por um cão grande, forte e fiel ao dono, com certeza o Pastor Alemão é uma excelente escolha.

Cane Corso

Seu nome deriva do Latim “cohors”, que significa “protetor, guardião da fazenda”. Inteligente, alto e musculoso, o Cane Corso além de excelente cão de Guarda, também desempenha um ótimo papel na caça de animais grandes, e pastoreio.Além de todas essas qualidades, ele também pode se tornar um companheiro leal e protetor.

Pastor Malinois

Criado no século XIII na Bélgica, sua função inicial era a de pastoreio, mas com o passar dos anos, foi se destacando também como exímio cão de guarda. Cheios de energia, inteligentes, fortes e ágeis, definitivamente os cães da raça Pastor Belga Malinois não são a melhor escolha para donos de primeira viagem. Não por acaso, são utilizados como cães policiais, auxiliando nas mais diversas tarefas como busca por drogas, itens ou pessoas, e também no trabalho de guarda e proteção.

Rottweiler

É fundamental possuir no mínimo uma base de adestramento para ter o controle desse cão tão forte e potencialmente fatal. Dentre as raças citadas nessa lista, sem dúvidas, o Rottweiler é uma das que mais impõe medo é respeito. Conhecido por não se aproximar e nem confiar em pessoas estranhas, por outro lado, o Rottweiler pode ser um ótimo companheiro, fiel e protetor da família.

American Pit Bull Terrier

As características essenciais do American Pitbull Terrier são a força, a autoconfiança e a alegria de viver. Com uma mordida extremamente forte, o Pitbull – American Pit Bull Terrier – é resultado da combinação do Bull Terrier, American Staffordshire Terrier e o Bulldog. Na busca de uma raça que se encaixasse no melhor resultado entre força, agilidade e potência. Apesar da fama de mau, o Pitbull com o tratamento adequado, na maioria dos casos apresenta um comportamento dócil, gentil e companheiro. Podendo se tornar uma ótima opção de cão de guarda.

Boxer

Popular no Brasil, o Boxer além de ser um cão de guarda, também é considerado um ótimo cão de companhia para a família. Porém como qualquer outra raça da lista, o Boxer também necessita de adestramento para desempenhar a função da melhor maneira possível. Protetor, na maioria dos casos, demonstrando ser um cão carinhoso e brincalhão, o Boxer é uma ótima opção para quem pensa em adquirir um cão de guarda.

Dobermann

Considerado uma das melhores raças de proteção do mundo, o Dobermann, sem sobra de dúvidas é uma excelente opção para quem pensa em adquirir um cão de Guarda. O Dobermann é a única raça da lista que leva o nome do seu criador. Apesar da aparência intimidadora, através de uma boa socialização, o Dobermann pode ser um excelente companheiro e protetor para a sua família, se dando bem com crianças e outros animais.

Esteja preparado e procure criadores sérios.

Na hora procurar por um cão de trabalho escolha, de preferência, a criadores com experiência e recomendados por quem conhece do assunto, como um criadouro vinculado a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), que segue as normas e boas práticas na criação de cães. Não exite em buscar um adestrador profissional que seja qualificado, para te auxiliar nesse processo e te ensinar tudo que você precisa saber para ter um cão de guarda de sucesso. Um cão que exerça a sua função com maestria, mas que também seja um cão tranquilo e sociável, principalmente com a sua família. Independente da sua escolha, lembre-se que ter um Cão de Guarda é uma grande responsabilidade e requer dedicação da sua parte. Mas certamente todo o esforço valerá a pena, podendo ser uma experiência maravilhosa e de troca entre você e o seu cachorro!

Olá povo, eu sou Brian Zimmer, adestrador e sócio na Dog Leal adestramento junto com o Gui. Escrevo aqui sobre os temas relacionados a bem-estar animal e curiosidades do mundo Pet. Se curtiram o blog deixem suas opiniões e sugestões de temas aqui nos comentários! Agradeço a visita e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima