15 raças de cachorro para se ter em apartamento

Seu apartamento com mais vida.

Bem vindos amantes de cachorros! Hoje apresentamos uma lista com 15 raças que acreditamos ser ideais para quem mora em apartamento. Claro que uma casa com jardim e bastante espaço seria o ambiente ideal para se ter um cachorro. Mas nós da Dog Leal acreditamos ser possível, sim, criar um cão em um apartamento, contanto que você se dedique a proporcionar a melhor qualidade de vida para esse ser vivo.

Hoje em dia, com o aumento no número de pessoas morando em apartamentos ao redor do Brasil e do mundo, a quantidade de cães que passam a morar em apartamentos, também vem crescendo ao longo dos anos. Porém, criar um cachorro em apartamento requer um certo manejo e dedicação em relação à rotina desse animal por parte do tutor.

Além dos passeios, oferecer itens e atividades para esse cão se entreter dentro de casa é de suma importância para a saúde e bem estar desse animal. Garantindo que você não terá aquela dor de cabeça do seu cãozinho estar destruindo os móveis e objetos da casa. 

A partir desse fato, nós da Dog Leal selecionamos uma lista com as 15 raças de cães que consideramos as mais “fáceis” de criar em um apartamento. Vamos conferir?

Spitz Alemão

Spitz é uma raça de cachorro de companhia muito dócil e brincalhona, por serem pequenos, são perfeitos para se ter em apartamento. Apesar de precisarem de uma rotina ativa de passeios para se manterem calmos e relaxados dentro de casa.

É comum as pessoas confundirem, mas existem cinco tipos de Spitz, o anão, o pequeno, o médio, o grande e o gigante. Apesar disso, o anão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, é o que ficou mais conhecido no Brasil.

Shih Tzu

Originário do Tibete, o Shih Tzu, por incrível que pareça, apesar de ser pequeno, foi utilizado como cão de Guarda nos mosteiros budistas.

Hoje em dia é um ótimo cão de companhia e pelo tamanho podem ser criados facilmente em um apartamento.

Lhasa Apso

Confundidos muitas vezes com o Shih Tzu, e por mais que sejam parecidos, o Lhasa Apso é uma raça distinta e que apresenta características próprias.

Com pelagem longa e sedosa, o Lhasa Apso é conhecido por ser um cão que não costuma latir muito, independente e com um bom temperamento, com certeza o Lhasa Apso é uma ótima opção para quem mora em apartamento.

Yorkshire Terrier

Brincalhão, inteligente e cheio de energia, o Yorkshire é um dos cães mais populares em todo o mundo.

É fundamental uma boa educação e socialização, pois o Yorkshire pelo caráter energético tende a latir e pode destruir objetos da casa. Porém, soltam pouco pelo sendo indicados para apartamento.

Pug

De origem chinesa, o Pug foi durante muito tempo cão de companhia de monges budistas. Talvez até por esse fato, sejam cães calmos e geralmente fáceis de socializar.

Brincalhão e carinhoso, o Pug também é conhecido por não latir muito, mais uma característica positiva para quem mora em apartamento. Porém, possuem o focinho achatado, e por esse motivo têm dificuldade para respirar, atenção quando fizer atividades durante o verão, excessos podem ocasionar complicações mais sérias.

Chihuahua

Considerados a menor raça de cães do mundo, nem precisa dizer que os Chihuahuas se adaptam sem dificuldades a vida de apartamento.

Apesar de muito fofos, espertos e corajosos, os Chihuahuas apresentam uma pré-disposição genética para o aparecimento de algumas doenças como epilepsia, hidrocefalia, e hérnia de disco. Portanto, é fundamental exames veterinários regulares para garantir a qualidade de vida do animal.

Maltês

Carinhoso e simpático, com os pelos brancos e olhos amendoados, o Maltês parece um urso de pelúcia que ganhou vida.

Se adaptam facilmente, e por conta do pequeno tamanho, também é uma ótima opção para quem mora em apartamento.

Bichón Frisé

O Bichón Frisé é geralmente confundido com o Poodle, porém, apesar da semelhança, são raças distintas. O Bichón Frisé possui apenas a cor branca e uma pelagem que o difere do Poodle.

É um cachorro com bastante energia e necessita de uma rotina de passeios e brincadeiras. Porém, pelo porte e outras características, o Bichón Frisé se torna mais uma boa opção para quem mora em apartamento.

Poodle

Considerada a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo, o Poodle com certeza é um dos cães mais inteligentes do mundo.

De porte grande, médio, pequeno, miniatura e anão, o Poodle é uma das raças de cães mais longínquas do mundo, podendo viver em média de 12 a 16 anos. Mas existem casos que podem passar dos 20 anos. Ativos e sociáveis, esses cães necessitam de bastante atividade mental e física.

Dachshund

Os Dachshund, comumente chamados “linguicinhas” ou “salsichas”, são originais da Alemanha sendo criados para a caça de pequenos animais, como roedores. Também são excelentes cães de companhia, considerados muito fiéis, alegres e carismáticos., comumente 

O Dachshund, apesar de pequeno, pode ser bastante agitado e precisar de uma rotina de atividade física, e não são recomendados para donos pouco ativos. Precisa-se tomar cuidado com as escadas: elas podem ser prejudiciais devido às pernas curtas dos pequenos.

Jack Russell Terrier

Criado originalmente para a caça, o Jack Russell Terrier também é um ótimo cão de companhia e também pode ser criado em um apartamento. Porém, demandam muita atividade física e mental para garantir a qualidade e vida do animal. 

Ágil, inteligente e veloz, com certeza o Jack Russell não é recomendado para um dono sedentário.

Cachorro de Crista Chinês

Calmo e pouco ativo, o Chinese Crested, ou também conhecido como Cachorro de Crista Chinês, é uma excelente opção para quem mora em apartamento.

Além de ser um bom parceiro para pessoas pouco ativas, o Chinese Crested também é recomendado para pessoas com alergias por conta da pouca quantidade de pelos que dificilmente perdem.

Schnauzer

O Schnauzer é uma raça que durante muito tempo foi bastante popular no Brasil. São ótimos cães de companhia, porém bastante ativos e brincalhões. Por isso necessitam de uma rotina de exercícios frequentemente.

O ponto negativo é que alguns cães da raça podem latir bastante, porém podem ser ensinados como qualquer outro cachorro.

Boston Terrier

Apesar de ser muito parecido com o Bulldog Francês, o Boston Terrier é uma versão menor e mais estilizada.

Por conta do tamanho pode ser criado em um apartamento, porém necessita de uma rotina de gasto de energia física e mental.

Beagle

O Beagle sem dúvida é uma das melhores opções para se criar em apartamento. Alegre, simpático e companheiro, o Beagle é um dos cães mais sociáveis dessa lista.

Com uma boa educação, e rotina de exercícios, esse cãozinho simpático pode ser ótima opção para quem está pensando em adquirir um cachorro

Lembre-se que ter um cachorro é uma responsabilidade que precisa ser levada a sério. Desde que você dê o seu melhor, sinta-se à vontade de criar e trazer um animalzinho para dentro da sua casa. Nós da Dog Leal, estamos aqui para te ajudar com todo o conteúdo possível para dar a melhor qualidade vida para seu cachorro.

 

Muito obrigado e até a próxima!

Olá povo, eu sou Brian Zimmer, adestrador e sócio na Dog Leal adestramento junto com o Gui. Escrevo aqui sobre os temas relacionados a bem-estar animal e curiosidades do mundo Pet. Se curtiram o blog deixem suas opiniões e sugestões de temas aqui nos comentários! Agradeço a visita e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima